• MUNDO PAMPA - Você sabia?

  • Nos Estados Unidos existem quatro associações nacionais de cavalos pampas, que juntas, ocupam a maior fatia do imenso mercado equestre americano.

  • A associação do cavalo Paint Horse é a maior delas, registrando animais cujo padrão morfológico é semelhante ao do cavalo Quarto de Milha. São três os tipos de pelagens aceitas pela American Paint Horse Association: Tobiano, Overo e Tovero, sendo que somente o primeiro tipo incide na raça Campolina, considerada a pelagem pampa padrão, variando de acordo com a maior ou menor proporção da área de malhas brancas em relação à área coberta pela pelagem sólida.

  • A associação dos cavalos Pinto registra animais cujo tipo morfológico é o de animais para trabalho. A Pinto Horse Asociation of America foi fundada em 1947, com a promoção : "qualidade com cor", Além dos cavalos de médio e grande porte, também são registrados Pôneis. Em 1988, a associação foi transferida de San Diego , California, para Fort Worth, Texas. Entrou no século XXI contando com um total de 8.000 sócios e quase 100.000 animais registrados nos Estados Unidos, e mais 10.000 distribuídos entre o Canada e países da Europa e Ásia .A Exposição Nacional acontece no final de junho, incluindo classes de halter (Morfologia apenas), versatilidade, atrelagem, traje típico, Concurso "Miss Pinto of America", dentre outros julgamentos. Os representantes da "Pinto Horse Association" são divididos em três grupos, sendo:

    - Do tipo serviço ("Stock type") :  São animais com registro também na  "Paint horse    Association", apresentando conformação    tipo Quarto de Milha;
    - Do tipo caçada ("Hunter Type") : Conformação tipo PSI ou Q.M. de corrida
    - Do tipo passeio  ("Pleasure Type") : Conformação tipo Arabe, Morgan
    - Do tipo sela ("The Saddle Type") : Conformação tipo American Saddle Bred, Tennessee Walking, Missouri Foxtrotter

  • A associação de cavalos pampas de sela, chamada de SSHA - American Spotted Saddle Horse Association, registra animais de andamento cômodo, oriundos das raças Paso Fino, Peruvian Paso, Missouri Fox Trot, Tennessee Walking Horse, American Saddle Horse. Esta associação foi formada nos Estados Unidos no ano de 1985 no Estado de Wisconsin, contando atualmente com mais de 6.000 sócios. A finalidade é congregar representantes da pelagem pampa portadores de andamento que não seja o trote convencional. As principais raças de origem são a American Saddle Horse, Tennessee Walking Horse, Morgan, Paso Fino, Peruvian Paso, Missouri Foxtrotters. Além da pelagem pampa a principal característica é o andamento confortável, que proporciona horas de lazer interminável nas cavalgadas. O temperamento é dócil. A conformação varia de acordo com a raça de origem. A partir de 1999 para ser registrado qualquer equino precisa ter pelo menos um dos pais devidamente registrado na Spotted Saddle Horse Association.

    - No Kentucky foi fundada a Spotted Mountain Horse Association, que é a mais recente.

  • No Brasil, existem duas Associações de criadores de cavalos de pelagem pampa, a ABCCPAMPA e a ACMM – Associação do Cavalo Malhado Marchador. A primeira foi fundada em 1993 por Márcio de Andrade e Lúcio Sérgio de Andrade. A segunda foi fundada em 2003 por um grupo de criadores interessados no fomento da criação do cavalo pampa marchador.

  • ALGUMAS REGRAS E CURIOSIDADES DA GENÉTICA DE PELAGENS DOS EQUINOS

  • A pelagem pampa é determinada por um gene simples dominante. Quando os genes ocorrem em pares homógogos nas células dos cromossomos o animal será homozigoto dominante, o que significa que toda a sua prole nascerá com a pelagem pampa.

  • A primeira condição para nascer pampa é que pelo menos um dos pais seja portador da pelagem pampa.
    - Se, por exemplo, uma égua de pelagem uniforme tem um ou mais descendentes de pelagem pampa; e uma outra não tem, a probabilidade de nascimento de produto pampa, em acasalamento com reprodutor de pelagem pampa, será a mesma.

  • Da mesma forma, para nascer com a pelagem tordilha, o que vale é um dos pais ser portador desta pelagem. A tordilha, bem como a rosilha, são pelagens classificadas como combinadas, porque há duas cores em um mesmo pêlo. Ao contrário, nas pelagens uniformes – as básicas são preta, castanha e alazã - , os pêlos apresentam apenas uma coloração.

  • As pelagens pampa e tordilha são dominantes. Quando o animal tem pelagem pampa de tordilha o contraste pampa tende diminuir com o decorrer do anos, devido ao efeito de "tordilhar" (esbranquiçar) que se manifesta progressivamente em todas as áreas de pelagem uniforme.. Após os 10 anos de idade, aproximadamente, os pêlos brancos predominarão em todo o corpo. A visualização da conjugação de cores somente será possível molhando as áreas anteriormente de pelagem uniforme. Esta é, portanto, uma variedade depreciativa da pelagem pampa.

  • Alguns técnicos especialistas argumentam que tordilha não é uma pelagem verdadeira, porque os potrinhos (as) não nascem com a pelagem tordilha. O efeito de "tordilhar" atua em áreas de pelagem originalmente uniformes, nas quais os pêlos eram de uma cor única, e com o tempo as pontas vão esbranquiçando. Daí o nome, pelagem composta, ou combinada, pois passam a ser duas cores em um mesmo pêlo.

  • O efeito de tordilhar ocorre, inicialmente, nas extremidades da cabeça, crina, cauda e membros.

    Foto(Em breve)- A variedade pampa de tordilha tem pouco valor no mercado. Com o avanço da idade, geralmente próximo aos dez anos, o contraste do branco com a cor sólida terá desaparecido.

  • A pelagem alazã é recessiva. Do acasalamento entre garanhão e égua de pelagem alazã, 100% da prole será portadora desta pelagem.

  • A maneira mais fácil de produzir a pelagem pampa de preta é acasalar dois exemplares de pelagem pampa de preta ou de pampa de preta X preta. Um segunda opção é acasalar exemplar de pelagem pampa de preta X pampa de alazã, ou até mesmo alazã fechada. Como o gene determinante da pelagem alazã é recessivo, caso o genitor (a) de pelagem pampa de preta não carregue este gene, será mais fácil a manifestação da pelagem pampa de preta ou até mesmo da preta.

  • A pelagem rosilha carrega um gene letal. Do acasalamento sucessivo entre dois animais rosilhos, haverá a probabilidade da produção de natimortos na ordem de 25%. O gene letal se manifesta em estado de homozigose.

  • Rr (rosilho) X Rr (rosilho) = 1RR (letal) 2Rr (rosilho 1 rr (não rosilho)

  • Também na pelagem branca ocorre a manifestação de um gene letal, que se manifesta em estado homozigoto. Do acasalamento entre dois equinos de pelagem branca haverá uma incidência de natimortos na ordem de 25%.

  • Na variedade da pelagem pampa conhecida como Overo, que incide nas raças "Paint" e ""pinto", mais especificamente em uma sub-variedade, denominada de "Frame Overo", ocorre uma anomalia conhecida como "Lethal White Foal" ( Branco letal do potro), como resultado do acasalamento entre dois exemplares Overos. É uma condição em que o potro (a) nasce totalmente branco, podendo nascer morto ou morrer dentro de poucas horas. A morte é provocada por defeitos cerebrais ou atresia do cólo intestinal.

    Foto (Em Breve) – Overo é uma variedade da pelagem pampa, incidente na raça Paint Horse, mas não na raça Campolina.